terça-feira, 12 de julho de 2016

[Resenha] Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Heeei peoples.
Volteeeei. Como vocês estão?
Fiquei muiiiiito tempo sem postar nada, mais foi porque aconteceram varias coisas durante esse tempo, e minha internet não ajuda também.
Mais agora eu voltei e pra ficar. ♥♥

— Ei, Clark. Conte alguma coisa boa.

Sinopse: Lou Clark sabe uma porção de coisas.
Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado Patrick.
O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida.
Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver.
Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso.
O que Will não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor á sua vida. E nenhum deles desconfiam de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois.

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível”
Apenas uma pergunta, o que eu tava fazendo que não li esse livro antes? Ele é simplesmente  M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O.
Nunca chorei tanto em um livro como chorei nesse, eu chorava de soluçar e simplesmente não parava, ele toca a alma, é lindo.
Confesso que sempre que via ele nas prateleiras, achava a historia bonitinha, mais não me interessava tanto, achava que era mais um daqueles livros clichês de romance e final feliz, mais não, se tem uma coisa que esse livro não é, romance clichê, serio. Jojo e sua escrita maravilhosa, consegue nós levar pra dentro da historia e sentir tudinho, cada choro, raiva, tristeza e alegria dos personagens, como eu era antes de você, nós ensina sobre amizade, compreensão, amor e acima de tudo até onde podemos ir por nossos sentimos, sim, como eu disse, um livro maravilhoso e varias frases que nossa, o coração chega a pular.
''Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade.''
Louse Clark, aos 26 anos ainda mora com seus pais, trabalha de garçonete em um café da sua pequena cidade na Inglaterra, e namora a sete anos com Patrick, um relacionamento ''frio'' onde ela não sente mais a famosa ''borboleta no estômago'', Clark é totalmente acomodada a sua vidinha, não tem ambições e nem sonhos, nunca saiu da cidadezinha onde mora e nunca pensou a respeito, pra ela, trabalhar no café, onde ela tecnicamente gostava muito estava bom.
Sua vida porém, muda de cabeça pra baixo quando o café é fechado é ela é demitida, sem saber fazer qualquer outra coisa, se vê obrigada a ir trabalhar como cuidadora de um tetraplégico.
Will Traynor era um cara totalmente elétrico, que amava aventuras e viver da melhor e animada forma possível, Wiil de repente vê seu mundo girar após um acidente de moto que o deixou tetraplégico, um homem inteligente, porém completamente amargurado, mal humorado e infeliz, ele não aceita seu acidente e principalmente o que isso lhe causou, o que começa a mudar quando ele conhece Lou, pra ele, ela foi a unica que não o olhou com pena, e sim como um homem.
“E sabe o que? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim”.
No começo Will era totalmente grosso e antipático, porém com o tempo Clark foi aprendendo a lidar com o Will, eles começam a fazer atividades juntos, ver filmes, ler livros, passeios, Will começa a se abrir para Louise, ela por sua vez começa a aprender tanto com ele. Will não consegue entender como alguém tão inteligente e interessante como Louise pode se contentar com essa vidinha em que ela leva, e sem que Louise perceba, Will a incentiva muito.
Clark e Will ficam mais próximos do que nunca, Louise percebe que ele a conhece melhor do que seu namorado, conhece seus gostos e lembra de coisas que nem ela lembrava que tinha contado, eles passam por vários momentos lindos, criam um laço incrível, e tudo tão singelo tão puro que nem eles percebem.
                 ''Poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.''
Louise e Will mudam a vida um do outro, tudo muda, tudo fica diferente para eles, mais a pergunta é? Será que isso era suficiente, será que todo esse amor construído por ambas as partes era suficiente para tudo o que aconteceu antes de se conhecerem.
Will não quer Louise presa a alguém como ele, cadeirante, ele tem medo de lá na frente Louise se arrepender, ele quer ver Louise viver da melhor forma possível e acha que isso não seria possível ao seu lado, Will não se sente homem para Louise, não da forma em que se encontra.
Já para Clark nada disso impede, para tudo tem solução, ela quer fazer dar certo, para ela o amor que um sente pelo outro é suficiente.
''É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida.''
E eu chorei ainda mais, chorei feito louca, chorei como nunca havia chorando em qualquer outro livro. Esse livro é lindo!
Jojo consegue nós levar pra cada momento, cada um deles é como se estivéssemos vivendo aquilo, sentindo tudo o que cada um dos personagens está sentindo, cada alegria, tristeza, incerteza e aflição.
Sabe aquele final, ''esperado mais não espera''? hahaha então é isso que Jojo consegue fazer com esse livro, por conta de Will ser cadeirante Jojo só coloca realidade, nada do que não poderia acontecer, ela mostra direitinho a dificuldade que é ser cadeirante e também a de conviver com um, e por isso conseguimos entender direitinho cada atitude de Will ou de Louise.
Jojo também nós dá uma linda lição de como olhamos nosso futuro, e de que forma estamos vivendo nossa vida, nós faz refletir se é isso mesmo que queremos daqui pra frente e o que estamos fazendo pra mudar tudo isso que não está relativamente bom, e não a ''empurrar com a barriga''. Eu amei demais esse livro, amei a historia e amei ainda mais a escrita maravilhosa da Jojo.
''A primavera chegou durante a noite, como se o inverno fosse um hóspede indesejado que de repente resolveu vestir seu casaco e desaparecer sem se despedir."

Quotes:
  • Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros.
  • Não podemos mudar o que as pessoas são --então o que devemos fazer?-- Amá-las.
  • A mãe enxerga todas as pessoas que o filho já foi ao longo da vida, reunidas em uma só.
  • Se ele amar, sentirá que pode seguir em frente. Sem amor, eu já teria afundado várias vezes.
  • Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.
  • Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida -- a vida real -- parece distante.

PS: O livro teve adaptação incrível para as telinhas.
Vou deixar o Trailer pra vocês.

E só de ver esse Trailer , já choro hahaha

Espero que gostem.
E me digam aqui nos comentários sobre o livro ou o filme
Beijoooos.

Siga também nas outras rede sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário